.

Ficha Técnica

ARQUITETURA:
ELIZA SCHUCHOVSKI

INTERIORES:
ELIZA SCHUCHOVSKI

EQUIPE:
JULIANA FREITAS, BRUNA GREGORINI, JÚLIA SAMPAIO, ISABELLA BORSATO e NATALIA CUNHA

INÍCIO:
2021

AREA CONSTRUÍDA:
850m²

LOCALIZAÇÃO:
ANGRA DOS REIS – RJ

A residência situada em um terreno amplo e com localização privilegiada de frente para o canal foi a escolhida pela família que desejava um local tranquilo e confortável para descanso e também para receber amigos e familiares. A casa já possuía uma história e uma arquitetura bastante características, projetada originalmente pelo arquiteto Gabriel Matravolgyi . Assim que adquirida pela família, algumas mudanças de layout e de aberturas foram sugeridas pela Schuchovski Arquitetura, para uma maior integração entre os espaços, de maneira a melhor atender às necessidades dos novos proprietários, mas ainda mantendo a essência original do projeto da casa, respeitando a arquitetura preexistente.

A principal alteração executada neste projeto foi a integração entre living e varanda, que são as áreas de convivência principais da casa. Nesses espaços, o piso original de pedra Niwala Yellow foi mantido. No entanto, alguns revestimentos foram revistos, assim como a iluminação e as esquadrias, seguindo uma linha sofisticada e sem excessos, e buscando uma unidade com o conceito original da casa. O jardim implantado em frente ao canal promove a conexão dos espaços com as áreas externas, onde foi criado um gazebo bem ao lado da piscina, com uma área de estar e suporte para reuniões e eventos. A piscina também foi revista, do seu desenho aos revestimentos, e recebeu uma ampla área de prainha próxima aos espaços de convivência.

No térreo, a escolha do mobiliário de Jader Almeida e Estudiobola enriquece o espaço, trazendo tonalidades como azul marinho e amarelo, que junto com as peças de arte, colaboram com o conceito de exaltação da brasilidade, através de uma mistura de cores e materiais inusitada, trazendo a sensação de acolhimento, bem estar e sofisticação.

O trabalho do galerista Sérgio Gonçalves colaborou com a escolha de obras e artistas que enriqueceram o projeto, trazendo cor e movimento para ambientar o living, escadaria e circulação dos quartos. Nas escadarias que levam ao segundo pavimento, dos quartos, um jardim interno provoca a sensação de amplitude e de integração com o ambiente externo.

No pavimento superior, o layout das suítes foi fundamentalmente mantido, no entanto as duas suítes da extremidade deram lugar à uma ampla suíte master. Todos os quartos estão voltados para o canal, possuindo uma vista privilegiada para o mar e para a área externa da residência. Nos banheiros, as louças e revestimentos foram trocados, seguindo a mesma linha minimalista dos quartos e do restante da residência, trazendo um padrão de marcenaria e mobiliário. As cores foram trabalhadas nas cabeceiras, enxovais e objetos, e fotografias enriquecem as paredes desses espaços. Dessa maneira, esse projeto resgata os atributos essenciais do projeto original, mas de maneira a potencializar e adaptar o espaço para as necessidades dos novos proprietários.