Ficha Técnica

ARQUITETURA:

ELIZA SCHUCHOVSKI

INTERIORES:

ELIZA SCHUCHOVSKI

EQUIPE:

ELIZA SCHUCHOVSKI, JULIANA FREITAS, ISABELLA BORSATO 

INÍCIO:

2020

AREA CONSTRUÍDA:

220m²

LOCALIZAÇÃO:
Curitib, PR

A residência STS foi projetada para um casal que desejava um lar integrado, o que se mostrou um grande desafio frente à uma planta cheia de níveis e ambientes isolados existente no projeto original. Situada dentro de um condomínio de sobrados com fachadas padronizadas em estilo clássico, no bairro São Lourenço, em Curitiba, outro ponto desafiador foi refletir a personalidade dos clientes, que ao contrário do condomínio, possuem estilo contemporâneo e gosto por arquitetura industrial. Dessa forma, a casa de 220m2 se apresenta como um lar único e personalizado, onde as mudanças de planta e layout propostas pela Schuchovski Arquitetura buscaram potencializar o espaço e imprimir o estilo e personalidade dos clientes.

O desejo dos clientes era de um projeto de interiores contemporâneo, priorizando tons neutros, que integrasse os espaços e atendesse ao seu estilo de vida agitado. O projeto buscou o melhor aproveitamento do espaço considerando a rotina dos clientes, que gostam de estar em casa e receber amigos e família. Assim, a suíte master e o living integrado receberam atenção especial, sendo os ambientes de maior permanência do casal.

Estando inserido em um condomínio com fachadas clássicas e padronizadas, o projeto de interiores em estilo industrial e contemporâneo se torna uma particularidade da residência. Além disso, as soluções projetuais encontradas para otimizar os espaços e atender ao briefing dos clientes geraram uma planta completamente personalizada, levando em consideração as necessidades do casal.

Para um melhor aproveitamento da área térrea, o recuo existente na planta original se tornou uma extensão da casa, dando lugar a uma ampla cozinha com iluminação zenital integrada com a área de jantar e living. A área que comportava a antiga cozinha teve suas paredes removidas e sua janela ampliada, gerando um espaço de vivência amplo e iluminado que vai do acesso principal ao limite posterior do terreno. O lavabo, que na planta original se encontrava no piso térreo, foi transferido para o piso da garagem, desobstruindo as visuais e possibilitando a criação de um eixo linear da entrada principal até a cozinha, melhorando a sensação de amplitude nas áreas de vivência. A escolha das esquadrias e metais pretos, junto do mobiliário moderno escolhido e da utilização de tons sóbrios nos revestimentos colaboram com a criação de uma atmosfera de estilo industrial. No pavimento superior, onde está localizada a suíte master, as mudanças de layout e a redistribuição do espaço criaram um ambiente totalmente integrado. A área que originalmente seria destinada ao sótão foi aproveitada e o forro foi removido, dando lugar a um amplo banheiro integrado ao quarto, onde a inclinação da cobertura se torna um elemento compositivo e é aproveitada para a criação de uma claraboia para iluminação natural. O closet é integrado ao quarto, que, assim como o restante da casa, recebe um design contemporâneo.

Em meio aos desafios dessa proposta, as soluções projetuais implantadas para materializar o briefing dos clientes criaram um espaço completamente personalizado, mesmo em meio a um condomínio com casas padronizadas. Assim, o projeto STS se torna uma verdadeira extensão da rotina e personalidade dos clientes, atendendo às suas necessidades específicas e originando ambientes únicos.