.

Ficha Técnica

INTERIORES:
ELIZA SCHUCHOVSKI

EQUIPE:
BRUNA GREGORINI,JULIANA FREITAS e JULIA SAMPAIO

INÍCIO:
2018

LOCALIZAÇÃO:
CURITIBA – PR

APARTAMENTO ECOVILLE

Em dezembro de 2017 a simpática família, que morava em São Paulo, nos solicitou um projeto urbano, ao mesmo tempo aconchegante e funcional para seu novo apartamento em Curitiba. Trabalhamos em seis meses com o projeto e execução e em julho eles já desfrutavam do novo lar.

Repensar todas as divisões internas e modificar espaços predefinidos foi o ponto de partida para o desenvolvimento do projeto.
Assim, paredes que dividiam as salas foram demolidas e ainda criamos uma sala íntima ao lado do jantar que podem se integrar ou não à área social. Para os quartos a foram respeitados a arquitetura original entregue pelo edifício.

O espírito descontraído da família que vislumbrava uma casa prática em essência minimal, motivou o partido de um projeto em uma base branca de piso e paredes, com a presença do carvalho na marcenaria e detalhe do forro criando uma atmosfera mais intimista e convidava ao convívio familiar. Materiais naturais com cores neutras e claras foram os escolhidos para garantir praticidade e atemporalidade ao projeto.

O acesso ao elevador adentra em um hall totalmente revestido, onde encontra-se também a circulação para acesso ao lavabo. O living foi distribuído em um espaço único, onde um grande sofá desenhado pelo designer Jader Almeida forma o centro de um layout que é composto poltronas e moveis de design.

Todos os ambientes sociais estão em um espaço único, o piso de porcelanato branco marmorizado cobre todo o ambiente, a varanda se torna uma continuação da sala de estar privilegiado a linda vista para o maior parque da cidade.

As áreas de jantar e cozinha gourmet foram sutilmente delimitadas por rebaixo do teto e uma porta de madeira ripada, que cumprem um papel não só funcional para o uso dessas áreas, mas também os envolvem proporcionando acolhimento.

A mesa redonda Moon de design da Artefacto revela a centralização dos eixos que formam traçados para a definição de layout e se integra à sala intima através de um aparador de madeira do designer Jader Almeida implantada nas costas de um sofá em L. A poltrona Mole assinada pelo designer Sergio Rodrigues em uma posição angular ganha destaque no ambiente.

A sala intima também foi rebaixada pelo um teto de carvalho em continuidade ao painel da televisão e ao lado duas estantes em laca branca criam espaços para objetos e livros em um resgate às origens da família e algumas viagens do casal.

Para o projeto luminotécnico, optou-se por uma iluminação atemporal, marcando o mínimo possível o teto com iluminação linear e embutidos no frame. Os perfis lineares são os protagonistas da luminotécnica, que é minimal e contemporânea. Os perfis rasgam o teto e a parede indo ao encontro do piso.

O Mobiliário assinado especificado juntamente com a combinação criteriosa de cores, texturas, peças de design e obras de arte garantem o olhar apurado para o  que é original e personalizado através do qual o cliente vê materializado seu sonho em cada definição.

Elencamos telas da artista Guida Soifer nas paredes do jantar e sala intima, do artista Carlos Eduardo Zimmerman encaixados em três nichos de um painel de carvalho e muitas esculturas dos artistas Joao Moro e Juares Matter que salteadas sobre os moveis e estantes e pontos de destaque.

O controle da incidência de luz natural também foram trabalhadas na reforma. Penso que um bom diálogo entre a arquitetura e o exterior podemos proporcionar espaços internos mais amplos, agradáveis e acolhedores, portanto especificamos persianas que além de proteger do calor e garantir a privacidade, vestem as janelas com elegância e design preservando a bela vista da cidade de Curitiba